WhatsApp: +351 912 964 267
M.: +351 912 964 267 (chamada para a rede móvel nacional)
E-mail: info@consultoriopsique.pt
A idade adulta é um período da vida exigente ao nível da autonomia e responsabilidade sobre vários aspetos da vida (pessoal, familiar, profissional e social). Este conjunto de papéis e exigências obrigam-nos a um jogo de verdadeiro equilíbrio. A transformação do modelo social e toda a conjetura a que temos assistido têm vindo a provocar alterações, por vezes desconcertantes, ao nível dos valores pessoais e familiares, bem como ao nível da estabilidade profissional, podendo desorganizar a estrutura de vida, com natural impacto na saúde mental e no bem-estar. O esforço elevado ao nível da gestão emocional prolongado é prejudicial, não só para a sua saúde mental como para a saúde física, podendo despoletar ou agravar quadros ansiosos ou depressivos.
Neste processo, surgem momentos de impasse, onde o indivíduo percebe que os recursos que foi reunindo ao longo do seu crescimento, para enfrentar as contingências da vida ou o próprio sofrimento, não são suficientes num determinado momento. A forma de sentir, pensar e de se relacionar com o outro pode, por circunstâncias várias, revelar-se ineficaz numa determinada altura, bloqueando a harmonia e o bem-estar psíquico.
Se, no passado, a procura do psicólogo dizia respeito apenas a situações de doença e psicopatologia, nos dias de hoje é cada vez mais frequente o recurso à consulta de psicologia como forma de obter ajuda para tomar consciência das suas emoções e necessidades, de modo a reorganizar o seu equilíbrio e construir novas ferramentas mais eficazes para gerir os desafios emocionais que possam estar presentes na sua vida.
A Psicoterapia constitui um método capaz de possibilitar uma melhor compreensão de si, promovendo o autoconhecimento e a transformação interna. Através de uma relação de confiança, segura e do sentimento de esperança criados entre paciente e psicoterapeuta é possível uma mudança, que se vai instalando progressivamente, ao mesmo tempo que se verifica uma diminuição do mal-estar sentido.
Algumas das situações que podem ser indicadas para a intervenção psicológica no adulto: